sábado, 1 de março de 2008

Luís Ribeiro nos Prémios de Fotografia Sony

O fotógrafo Luís Ribeiro é o único português entre os finalistas da primeira edição dos Prémios Mundiais de Fotografia patrocinados pelo fabricante de aparelhos electrónicos Sony.
Luís Ribeiro, de 36 anos, docente do curso superior de Fotografia no Instituto Politécnico em Tomar concorre na categoria "Arquitectura" com outros 12 fotógrafos, sendo o único fotógrafo português presente nesta fase. As nove fotografias apresentadas a concurso foram tiradas na Zona Industrial de Aveiro, onde se interessou por vários edifícios e armazéns, dos quais apenas mostra partes e não o seu todo.
Do júri fazem parte os norte-americanos Bruce Davidson e Mary-Ellen Mark, a belga Martine Franck, o galerista Stephen Cohen e fotógrafo português José Luís Neto (vencedor do BES Photo em 2005, entre outros.
Ao todo estão nomeados como finalistas 131 fotógrafos profissionais e 64 amadores, distribuídos pelas seguintes categorias: Abstracto, Publicidade, Arquitectura, Moda, Ciência, Música/Espetáculos, Natureza, Nu, Fotojornalismo/Documentário, Desporto e Retrato.
A Íris de Ouro - nome do galardão dos Prémios - será entregue ao melhor "fotógrafo do ano", que receberá 25 mil dólares (cerca de 17 mil euros), enquanto que o melhor "fotógrafo amador do ano" é premiado com cinco mil dólares (3,4 mil euros).
Os prémios Mundiais de Fotografia Sony pretendem homenagear fotógrafos à volta do mundo em todas as áreas, reunindo as melhores imagens captadas por fotógrafos de renome, bem como por outros ainda desconhecidos. 44.641 fotógrafos profissionais e 25.934 fotógrafos amadores apresentaram trabalhos este ano a concurso.Os vencedores serão anunciados numa cerimónia no Palácio dos Festivais de Cannes, França, a 24 de Abril, no âmbito de uma série de eventos e exposições fotográficas que decorrem de 21 a 25 de Abril. Além dos concorrentes, será também homenageado um fotógrafo conhecido pela sua contribuição para a indústria, mas cujo nome ainda não foi anunciado.

Sem comentários: