sábado, 8 de março de 2008

A,B,C da Fotografia

Abertura do Diafragma - modo de controlar a quantidade de luz que sensibiliza a película, a par da velocidade do obturador. Quanto maior for a abertura maior é a quanidade de luz.

Anel de Inversão - acessório para a máquina fotográfica que permite utilizar a objectiva, invertendo a parte anterior e a posterior desta. Utiliza-se em fotografias a pequena distância ou para macro para obter imagens de melhor qualidade e maior aumento.

Aberração - defeitos ópticos, inerentes nas lentes das máquinas fotográficas mais populares, causando distorção ou perda da cor e nitidez na imagem final.

Burst - é o modo de disparo contínuo para capturar várias imagens consecutivas apertando o disparador somente uma vez.

Cartão de memória - meio de armazenamento normalmente utilizado pelas máquinas digitais.

Cabo USB - cabo que possibilita a ligação em velocidade entre periféricos (máquinas, scanners) e o computador.

CCD - sensor electrónico que capta as imagens na máquina digital e em scanners. Tem uma matriz de píxeis sensíveis aos comprimentos de onda de luz visível. Converte-se em ficheiros digitais.

Conversor - lente auxiliar adaptável entre a objectiva original e o corpo da máquina, apresentando como resultado uma distância focal combinada maior do qe a própria objectiva.

Composição - é o arranjo dos elementos de uma fotografia, o assunto principal, primeiro plano, fundo e motivos secundários visando harmonia e estética visual.

Cropping - processo de corte de uma imagem digital.

Conexão USB - utilizada pela maioria dos modelos de máquinas digitais para transferir as imagens para o computador via cabo, tem uma velocidade de transmissão muito rápida e a conexão com o computador é feita por meio da porta USB.

Diafragma - conjunto de lâminas metálicas que se encontra na objectiva e que forma uma abertura aproximadamente circular, com diâmetro variável, para controlar a intensidade de luz que atravessa o conjunto de lentes.

Distância focal - distância entre a objectiva e o plano onde a imagem fica nítida quando se foca o infinito. Na prática, quanto maior a distância focal menor o ângulo de visão da lente e mais aproximado fica o assunto.

DOF - efeito fotográfico quando o assunto principal está em foco, em primeiro plano, sendo que o resto está em desfoque.
Exposição - tempo em que a luz sensibiliza uma película, CDD ou papelo fotográfico, e durante o qual se forma a imagem. A exposição é controlada pela abertura do diafragma e pela velocidade de obturação.

Editor de imagem - programa de computador que permite o ajuste de fotografias para melhorar a aparência. Com um software de edição de imagem, podemos escurecer ou clarear uma foto, girá-la, ajustar o contraste, cortar algum detalhe extra, etc.

Filtro - vidro ou plástico que se usa em frente á objectiva para absorver alguns comprimentos de onda de luz.

Flash - utensílio que permite luz instantânea para fotografar em situações escuras, para preencher sombras ou reduzir o contraste do primeiro plano.

Hiperfocal - distância que se foca para ter a maior profundidade de campo possível. É muito útil quando se fotografam paisagens, que se querem nítidas desde o primeiro plano ao último.

LCD - tipo de ecrã, muito fino e leve, utilizado nas máquinas digitais para ver as fotografias.

Obturador - espécie de cortina, ou conjunto de lâminas, que separa a película da objectiva. O botão para tirar a fotografia faz com que o obturador abra, entrando luz.

Objectiva - conjunto de lentes usado em máquinas fotográficas para captar e focar a luz que expõe o filme ou o CCD.

Pára-sol - acessório que se coloca na objectiva para evitr o flare.

Píxeis - são pequenos pontos que compõem uma imagem digital. Os píxeis são dispostos em fileiras e colunas no CCD aparentando estarem ligados, formando, assim, a imagem.
Profundidade de campo - distância ao longo da qual a imagem aparece nítida. Inclui o plano que está focado com o espaço em frente e atrás onde a imagem tem nitidez semelhante á do foco. A forma mais eficaz de controlar a profundidade de campo é através da abertura do diafragma. Quanto menor a abertura maior a profundidade, e vice-versa.

Sensibilidade - capacidade de uma película ser impressionada pela luz. Quanto maior a sensibilidade menor a quantidade de luz necessária para fotografar.

Sensor digital - é o despositivo responsável por captar a imagem fotografada.

Sobre-exposição - efeito de uma fotografia que tem mais luz do que devia.

Sub-exposição - efeito de uma fotografia que tem menos luz do que devia.

Zoom - tipo de objectiva que permite várias distâncias focais, fgraças á mobilidade de elementos ópticos. Na prática são possíveis diversos ângulos de visão e aproximação ópticas ao que se fotografa.

Sem comentários: