terça-feira, 11 de março de 2008

Á conversa com Alexander Straulino

Alexander Straulino é um fotógrafo alemão, de 34 anos, requisitado pelas mais prestigiadas revistas de moda, onde explora a beleza feminina, a sensualidade e o erotismo dos corpos, dos rostos, das mãos, dos olhos e dos lábios.

Fotografia vencedora do Festival Internacional de Fotografia de moda de 2007


Recentemente venceste um dos melhores prémios internacionais de moda. Consideras que este reconhecimento é uma promoção útil? Eu fiquei realmente surpreso por ganhar este festival e para mim como fotógrafo a sensação de vencer um concurso é óptima, ainda mais por o ter vencido com uma das fotos que mais gosto. Não sei se será uma ferramenta promocional útil, mas para ser honesto, nem quero saber, porque vencer um concurso desta magnitude já é suficientemente bom. Se vier a ser bom em termos promocionais, tanto melhor!

O que é que sentiste ao ganhar este prémio? Sinto-me muito honrado, porque estavam lá os melhores fotógrafos do mundo e sinceramente não esperava ganhar, nem sequer estava nomeado pelo júri... eu estava de regresso de uma óptima estadia em Cannes e de repente isto: um troféu. Dei-o ao meu filho como presente e é ele que tem cuidado dele.

Achas que hoje em dia os fotógrafos estão impacientes por se tornarem famosos?Actualmente alguns fotógrafos alcançaram a fama antes de fazerem boas fotos, mas acho que como sempre uns tiram fotos porque têm de as tirar, e outros tiram-nas para serem famosos, sempre foi assim e sempre será. Talvez pareça que estão impacientes porque hoje toda a gente fotografa mesmo que não tenham conhecimentos técnicos, mas ao fim de algum tempo apenas os bons sobrevivem, por isso a maioria dos chamados fotógrafos "do mometo" desaparecerão e apenas os bons continuarão.

O teu trabalho apareceu em muitas revistas de moda internacionais incluindo a Vogue, Madame, Elle... Que conselho tens para os jovens fotógrafos que gostariam de ver o seu trabalho em revistas de moda de todo o mundo?O único conselho que posso dar é para que nunca pares de fotografar, depois mostras as tuas fotos e fotografias outra vez. No momento em que as pessoas sentirem magia nas tuas imagens perceberam que desenvolveste o teu próprio estilo dar-te-ão uma oportunidade, mas acredita isto leva tempo e terás de ser paciente. E não fotografes o que eles querem ver, fotografa o que tu queres fotografar e só assim irá resultar.

O que te fascina mais na foografia? Para mim a fotofrafia é como um parque de diversões onde posso brincar todo o dia e fazer o que sempre quis. É também como uma terapia, uma excelente ferramenta para me expressar. Para mim é a melhorprofissão que poderia ter.

Entrevista retirada da edição de Dezembro da revista N'Style.


Algumas das fotografias mais conhecidas de Alexander Straulino:







http://www.studiostraulino.com/

Sem comentários: