quarta-feira, 6 de agosto de 2008

David Goldblatt (1930 - )

David Goldblatt é considerado um dos melhores fotógrafos que retratou o apartheid. Através de imagens a preto e branco fez uma análise aprofundada sobre as estruturas sociais e culturais na África do Sul, desde o início do colonialismo até aos anos 90. Documentou habitações, monumentos e instituições, que testemunham as diferenças entre o povo negro oprimido e a classe governadora branca.
David Goldblatt nasceu a 29 de Novembro de 1930, em Randfontein, África do Sul. Em 1961 começou a trabalhar como fotógrafo, tendo sido desde cedo as suas fotografias influenciadas pelo apartheid. Até aos anos 90 criou uma série de documentos fotográficos que retratam a sociedade sul-africana durante esse período. Em 1989 fundou o Market Photography Workshop, em Joanesburgo, para incentivar os jovens desfavorecidos a fotografar.
As obras de Goldblatt têm sido publicadas em diversas revistas conceituadas e, encontram-se integradas nas colecções da Galeria Nacional de África do Sul, da Biblioteca Nacional de Paris, do Museu Victoria e Albert de Londres e no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves acolhe desde o dia 25 alguns dos seus trabalhos realizados durante o apartheid, na exposição Intersecções Intersectadas.
Fotografias realizadas pelo fotógrafo sul-africano:

David Hassima Sahib's butchery after the destruction of part of the building under the Group Areas Act, Johannesburg, 1996, David Goldblatt

On Eloff Street, 1966, David Goldblatt

In an abandoned mineshaft, Pomfret Asbestos Mine, North West Province, 2002, David Goldblatt

Sem comentários: