sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Bill Brandt (1905 – 1984)

Considerado um dos grandes mestres da fotografia, Bill Brandt é conhecido pelo imediatismo, estética e qualidade das suas imagens a preto e branco. Nos seus retratos, nus e paisagens, Brandt mostra que um fotógrafo deve possuir e preservar as faculdades receptivas de uma criança que olha o mundo pela primeira vez.
Bill Brandt nasceu em 1904, em Hamburgo. Começou a fotografar na década de 20, quando se mudou para Paris, onde trabalhou como assistente no estúdio de Man Ray. Em 1931 regressa a Londres e começa a realizar para a revista Weekly Illustrated, ao mesmo tempo que recolhe material para os livros The English at Home e A Night in London, publicados em 1936 e 1938, respectivamente. Ambos os livros contêm imagens da vida social dos ingleses, das condições deprimentes das classes baixas em contraste com o luxo das classes altas aristocráticas.
Durante a Segunda Guerra Mundial documentou o cenário de ruas desertas e de estações subterrâneas usadas como abrigos antiaéreos Nos anos seguintes, utilizando uma lente grande angular, dedica-se ao nu em perspectiva distorcida,
Para além da Weekly Illustrated Brant publicou ainda as suas fotografias nas revistas Picture Post, Ilustrated, Verne e Britain.
Na década de 50, depois dos retratos vieram as paisagens, que seriam publicadas no livro Literary Britain em 1951.
Bill Brandt faleceu em 1983.
Fotografias de Bill Brandt:


Nude, London, 1952, Bill Brandt

Reflection, 1949, Bill Brandt

Sem comentários: