terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Oliviero Toscani


Oliviero Toscani é um famoso publicitário e fotógrafo italiano, autor dos célebres e polémicos outdoors da Benetton. SIDA, guerra, racismo, ecossistema, sexo, religião são os temas com que Toscani trabalha nas suas mensagens, temas sempre apresentados de forma esteticamente muito intensiva e radical e em suporte fotográfico, que chocam e provocam inúmeras polémicas provenientes dos mais variados sectores. O beijo entre um padre e uma freira, uma mulher negra que amamenta uma criança branca, uma recém-nascida com o cordão umbilical, um moribundo de SIDA, uma nuvem de preservativos, as cruzes de um cemitério são algumas das suas fotos mais conhecidas. O mais recente dos seus trabalhos foi a imagem de Nolita (Isabelle Caro), uma modelo anoréctica de 1,65 cm de altura e 31 kg, que devido á forte polémica já foi retirada do mercado.

Depois de no ano de 1992 ter chocado o mundo com a imagem de um jovem a morrer com sida, em 1993, Oliviero entra em acção com uma série de corpos carimbados HIV positivo.


Perfil:
Nome: Oliviero Toscani
Nascimento: Milão, 28 de fevereirode 1942
Profissão: Estudou Fotografia e Design e é o criador de campanhas para muitas marcas de renome mundial como a Valentino, a Chanel, ou a Benetton. Já trabalhou para televisão e cinema, dá aulas em duas universidades e é autor de vários livros sobre comunicação. Actualmente dedica-se à criação de novas linguagens para diferentes meios.


A imagem de Nolita tornou-se de tal forma polémica, que a campanha foi retirada do mercado.


Entrevista:
Quem é que adoraria de fotografar?
Sempre gostei de me fotografar a mim mesmo. Gostaria de me fotografar a mim mesmo morto.

Recentemente fez a campanha da Nolita com uma mulher anoréctica. Usa as suas campanhas publicitárias para fins humanitárias e para alertar problemas sociais ou pretende apenas ser transgressivo?
Apenas faço o meu trabalho e documento a realidade. Há anos que me preocupo com a anorexia. Acho fantástico que um grupo de moda como a Nolita tenha coragem de lidar com esta praga moderna.Como é que se sentiu quando a fotografou?Sou apenas um repórter, um observador dos nossos tempos.

Tem sido muito criticado com esta fotografia chocante. O que é que pretendia alcançar com estas imagens? Já antecipava a reacção polémica das pessoas?
É obvio que as criticas vieram, e ainda bem, é a partir daí que se gera a discussão. Eu nunca procurei nem procuro o consenso.

Este tipo de campanhas que apelam á consciencialização, são as campanhas do futuro? Provavelmente, mas acredito que se queremos compreender o futuro, teremos de começar por viver o presente.

Que outros temas tem em mente para projectos futuros?
Gostaria de fazer uma campanha para a eliminação da televisão.

Entrevista retirada da edição de Dezembro da Revista N'Style

Algumas das fotografias de Oliviero Toscani para a Benetton:



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