domingo, 24 de fevereiro de 2008

Exposição de Gérald Bloncourt no Museu Berardo

Cerca de meia centena de fotografias inéditas de Gérald Bloncourt sobre a vida dos emigrantes portugueses em França, tiradas a partir dos anos 50, vai estar em exposição no Museu Colecção Berardo até dia 18 de Maio.A exposição «Por uma Vida Melhor», mostra o quotidiano de miséria nos bairros de lata da comunidade de emigrantes portugueses em França, entre os anos cinquenta e setenta – do lavar da roupa à leitura do jornal, da partida para o trabalho às festas.Gérald Bloncourt, actualmente com 81 anos, nasceu no Haiti em 1926, país que o expulsou por razões políticas, passando a residir em França, onde começou uma carreira como fotógrafo ao mesmo tempo que continuou a lutar no exílio contra a ditadura haitiana.
A partir do final dos anos 50, milhares de trabalhadores portugueses entraram em França fugidos da ditadura de Salazar, ou das más condições de vida em Portugal, para tentar a sua sorte naquele país. Instalados em bairros de lata, sobretudo em Champigny e em Saint-Denis, em condições de miséria, os emigrantes começaram a organizar-se e a denunciar a sua situação junto da imprensa militante, a exemplo de La Vie Ouvrière. É quando o jornalista e fotógrafo Gérald Bloncourt se põe a seguir a sua vida, começando a empenhar-se em denunciar as más condições de vida dos emigrantes. Mais tarde, o fotógrafo virá a seguir os emigrantes em Portugal, chegando a passar clandestinamente com eles as fronteiras, lidando de perto com o medo de serem presos ou de morrerem por falta da força necessária para percorrer centenas de quilómetros a pé.
As fotografias de Gérald Bloncourt contribuíram para alertar a opinião pública na época, gerando um movimento de solidariedade que pressionou o poder político.

http://www.bloncourt.net/

http://www.museuberardo.com/

Sem comentários: