sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

László Moholy Nagy (1895 - 1946)

László Moholy Nagy ficou conhecido por ter lecionado na escola Bauhaus. Fotógrafo, pintor e designer, os seus trabalhos foram influenciados pelo Construtivismo.
László Moholy Nagy nasceu a 20 de Julho de 1895 em Bácsborsód na Hungria. Aos 18 anos matriculou-se no curso de Direito da Universidade de Budapeste. A I Guerra Mundial viria a interromper os seus estudos, obrigando-o a combater. Lesionado em conflito, László retirou-se da guerra. Durante a recuperação teve o primeiro contacto com a pintura, em pequenos desenhos a aguarelas.
Mais tarde, com a derrota da República Soviética Húngara, exilou-se em Berlim, onde entrou em contacto com as correntes artísticas do início do século XX, do Futurismo ao Dadaísmo, passando pelo Construtivismo. A sua primeira exposição individual realizou-se em 1922.
De 1923 a 128, lecionou na escola de artes visuais Bauhaus, onde também foi responsável pela edição dos livros da instituição.
Em 1935, mudou-se para Londres e, logo a seguir, para os Estados Unidos da América, onde fundou a Nova Bauhaus, designada de Chicago Institute of Design.
László Moholy Nagy faleceu em Chicago em 1946.

Sem comentários: