domingo, 18 de janeiro de 2009

Eadweard Muybridge (1830 - 1904)

Eadweard Muybridge ficou conhecido por captar o movimento de animais e de seres humanos. Através da utilização de várias câmaras, registava cavalos a correr ou simplesmente homens e mulheres nus a subir/descer escadas, a dançar ou a executar acções. Inventor do zoopraxiscópio – um dispositivo composto por um disco com as imagens coladas, girando em alta velocidade sob a superfície espelhada- Muybridge foi pioneiro nos retratos em movimento.
Edward James Muggeridge, mais conhecido por Eadweard Muybridge, nasceu a 9 de Abril de 1830 em Kingston, Inglaterra. Na década de 1850, mudou-se para os Estados Unidos da América, fixando-se em São Francisco, onde trabalha como agente e livreiro de um editor. A fotografia entrou na sua vida nos anos de 1860. Em 1867, tornou-se conhecido pelas imagens paisagísticas realizadas no Yosemite National Park.
Os seus trabalhos sobre o movimento são produzidos a partir da década de 1870. em 1872, foi contratado pelo governador da Califórnia Leland Stanford, um apreciador de corridas de cavalo, para demonstrar se os cavalos ao movimentarem-se tiravam as quatro patas do chão. A série The Horse in Motion, confirma que o cavalo ao correr levanta os quatro cascos.
A partir desse momento, Muybridge começa a realizar ensaios sobre o movimento, não só com cavalos, mas também com cães, e mais tarde, com humanos em corpos nus.
Eadweard Muybridge faleceu a 8 de Maio de 1904, em Inglaterra.

The Horse in Motion, 1872, Eadweard Muybridge

1887, Eadweard Muybridge

Sem comentários: