sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sebastiao Salgado (1944 - )

Sebastião Salgado é considerado um dos grandes mestres da fotografia documental contemporânea.
Sebastião Ribeiro Salgado nasceu a 8 de Fevereiro de 1944 em Minas Gerais, Brasil. Após concluir a licenciatura em Economia pela Universidade de São Pulo e o doutoramento na Escola Nacional de Estatística Económica em Paris, começou a trabalhar para a Organização Internacional do Café, em África. No continente africano surge a sua paixão pela fotografia.

Na década de 70 realiza em Paris trabalhos como repórter fotográfico. Em 1974 ingressa na agência de fotografia Gamma e, em 1979, começa a colaborar com a agência Magnum.
As imagens de Sebastião Salgado foram distinguidas com diversos prémios. Entre os mais de 50 galardões que recebeu, destacam-se: prémio Eugene Smith para Fotografia Humanitária, Ministério da Cultura, 1982; World Press Photo, 1985; Fotógrafo do Ano, em 1986 e 1988, da International Center of Photography, EUA; prémio Erna e Viktor Hasselblad, pela obra fotográfica, Suécia; prémio Alfred Eisenstaedt Life Legend Award, da revista Life, 1998 e o prémio Príncipe das Astúrias de las Artes, no mesmo ano.
Ao longo dos anos o fotógrafo brasileiro tem vindo a colaborar com diversas organizações humanitáias, nomeadamente as Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde e os Médicos Sem Fronteira.

Refugees in the korem camp, Ethiopia, 1984, Sebastião Salgado

Ruanda, 1994, Sebastião Salgado

Sem comentários: