sábado, 13 de setembro de 2008

As fotografias falsas mais polémicas

O jornal britânico Telegraph elegeu na semana passada as 20 fotografias falsas mais polémicas de sempre. A maioria foi criada nos últimos cinco anos e difundidas pela Internet. Com objectivos políticos, militares ou de pura diversão essas imagens tomaram uma dimensão global. Quase todas as fotos foram manipuladas com o auxílio de softwares de edição de imagem, que permitiram juntar duas ou mais fotografias numa só.

Aqui ficam alguns exemplos:
O Tubarão e o helicóptero
Esta fotografia foi construída utilizando duas imagens distintas, uma a de um helicóptero da Força Aérea dos Estados Unidos em São Francisco, e a outra a de um tubarão a sair da água na África do Sul.

11 de Setembro
Muitas imagens falsas foram feitas do 11 de Setembro. Uma delas mostra um turista no topo de uma das Torres Gémeas do World Trade Centre, no momento em que um dos aviões se aproxima antes do impacto. È fácil perceber-se que se trata de uma imagem falseada. Como poderia ter sobrevivido a máquina que registou a foto? E como teria passado a pessoa na imagem despercebida ao ruído do avião?

Teste de mísseis iraquianos
Em Julho deste ano o Irão fez vários testes de mísseis para demonstrar o seu poder bélico. Como um dos mísseis não disparou foi necessário substituir a base do míssil que falhou por outro míssil.

Bush com um livro ao contrário
Na visita a uma escola em 2002 George Bush segura um livro ao contrário. Rapidamente se apercebe que se trata de uma imagem falsa pelas outras fotografias realizadas pelos outros repórteres que se encontravam no local, que captaram o livro na posição correcta.

Tubarão e mergulhadores
Esta imagem foi manipulada para um concurso de fotografia on-line, mas logo começou a circular pela Internet associada a várias histórias, entre elas a de um mergulho realizado na Austrália.

Soldado britânico no Iraque
Esta imagem realizada pelo repórter de imprensa Brian Wlski foi feia a partir da manipulação de duas imagens verdadeiras. A fotografia falseada teria passado despercebida não fosse o erro de alteração ter sido descoberto, o que levaria ao despedimento do fotógrafo do Los Angeles Times.

Bombardeamento em Beirute
A fotografia que retrata os bombardeamentos em Beirute, no Líbano, em 2006, por parte do exército israelita foi manipulada com uma ferramenta de Photoshop, Clone Tool, que permitiu acentuar o fumo.

O gato gigante
Por brincadeira o Sr. Huglie, retratado na imagem, decidiu aumentar o tamanho do gato da sua filha e enviar o resultado aos amigos. No entanto, não esperava que a imagem chegasse a tantos computadores, muitas vezes com histórias associadas à mãe do gato que teria vivido num laboratório de testes nucluares no Canadá.

1 comentário:

M. P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.