sábado, 5 de abril de 2008

Augusto Brázio é o grande vencedor do prémio de fotojornalismo VISÃO/BES 2008

O fotógrafo freelance Augusto Brázio, de 41 anos, foi o grande vencedor da oitava edição do prémio de fotojornalismo VISÃO/BES. A fotografia vencedora mostra uma jovem de 19 amos, assistida pelo INEM e deitada numa ambulância a caminho do hospital, depois de ter tido, em casa, o terceiro filho.


Grande Prémio - Augusto Brázio

De entre 227 fotógrafos, com 6848 fotografias, a mesma imagem vence também na categoria de Notícias. Foram ainda atribuídas três menções honrosas nesta categoria, a Hernâni Pereira do Diário de Notícias, Mário Proença da World Picture News e Pedro Correia do Jornal de Notícias.
O prémio Reportagem do Quotidiano foi para as fotografias de Rodrigo Cabrita, do Diário de Notícias, tiradas entre a Comunidade Vida e Paz, instituição que tira da rua os sem-abrigo para lhes dar formação profissional. João Carvalho Pina da Kameraphoto e Paulo Duarte da Agência ½ de Formato receberam menções honrosas.

Categoria de Reportagem do Quotidiano - Rodrigo Cabrita

Por sua vez, na Reportagem Noticiosa o premiado foi João Carvalho Pina, Kameraphoto, autor de uma reportagem fotográfica com soldados norte-americanos durante operações militares na província de Paktya, no Este do Afeganistão. O freelancer Gonçalo Lobo Pinheiro obteve a menção honrosa nesta categoria.
O prémio Vida Quotidiana foi para Bruno Simões Castanheira, Jornal de Notícias, com a foto de uma iniciativa para ajudar as crianças a perderem o medo de ir ao médico no Hospital Dona Estefânia. As menções honrosas couberam aos freelancer, Artur Vaz Oliveira e Paulo Maria.

Categoria Vida Quotidiana - Bruno Simões Castanheira

O prémio da categoria Retrato foi atribuido a Vasco Neves, do Diário de Notícias, com uma fotografia do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, quando o Palácio de Belém abriu as portas ao público. Daniel Rocha e Enric Vives-Rubio, ambos do Público, foram distinguidos com menções honrosas.

Categoria de Retrato - Vasco Neves

Nacho Doce da agência Reuters venceu a categoria Espectáculo com a imagem de um ensaio para o espectáculo de dança “Dido e Aeneas”. As menções honrosas couberam a Ângela Mendes Ferreira e Filipe Paiva, ambos freelancer.
Na categoria Desporto, o vencedor é Nicolas Asfouri, da agência France Presse com uma fotografia da Red Bull Air Race no Porto. António Pedro Santos do Sol e Luís Efigénio, freelancer, receberam menções honrosas.



Categoria Desporto - Nicolas Asfouri

Por fim, o Prémio Natureza coube a Eduardo Barrento, freelancer, com um retrato nocturno de uma família de mochos escondidos numa árvore. As menções honrosas vão para Alfredo Cunha, Jornal de Notícias, e José Luís Pereira Jorge, freelancer.
Os vencedores das categorias recebem 2 500 euros cada, enquanto o Grande Prémio é distinguido com 15 000 euros, valor pecuniário superior ao do World Press Photo.

Sem comentários: