terça-feira, 24 de março de 2009

Ian Berry (1934 - )

Ian Berry ficou conhecido por documentar, durante mais de 50 anos, os acontecimentos políticos e sociais da África do Sul.
Ian Berry nasceu em 1934 em Lancashire, Reino Unido. Aos 17 anos mudou-se para África do Sul, onde começou a trabalhar como fotógrafo para a Rand Daily y Mail e, mais tarde, para a revista Drum. Enquanto repórter fotográfico da Drum documentou o massacre de Sharpeville, onde morreram dezenas de pessoas.
Em 1962, depois de se mudar para Paris, convidado por Henri Cartier-Bresson, torna-se membro da agência Magnum. Dois anos mais tarde, ingressa na redacção do Observer Magazine, em Londres.
Ao longo da sua carreira Berry registou os mais importantes acontecimentos sociais e políticos em todo o mundo. Captou a invasão da Checoslováquia, a fome na Etiópia, os conflitos em Israel e Vietname.
As suas fotos foram publicadas nas melhores publicações internacionais, como a Paris Match, National Geographic, Life, Esquire e Newsweek.
Ao longo da sua carreira foi distinguido com diversos prémios, destacando-se o Nikon Photographer of the Year, o Picture of the Year da National Press Photographers of América e o British Press Magazine Photographer of the Year.

S África, 1985, Ian Berry, Magnum Photos

Calcutta, India, 1993, Ian Berry, Magnum Photos

Sem comentários: