sábado, 1 de novembro de 2008

James Nachtwey (1928 - )

James Nachtwey é considerado um dos melhores fotojornalistas de guerra da actualidade. Nos últimos anos cobriu os conflitos armados mais dramáticos do mundo.
James Nachtwey nasceu em 1948 em Nova Iorque. Na década de 60 estudou História da Arte e Ciências Políticas no Dartmouth College, em Massachusetts. Mais tarde, embarcou no navio da Marinha Mercante para aprender a fotografar. Em 1976 arranjou emprego como fotógrafo num jornal no Novo México e, em 1880 mudou-se para Nova Iorque, onde começou a trabalhar como freelancer.
O seu primeiro trabalho a nível internacional foi a cobertura do movimento civil na Irlanda do Norte em 1981, durante a greve de fome do IRA (Exército Republicano Irlandês). Desde então, tem-se dedicado a documentar guerras, conflitos e situações precárias.
Ao longo da sua carreira já realizou trabalhos em todos os pontos do continente, em Ruanda, na Somália, em Nicarágua, em Israel, no Líbano, no Sudão, no Kosovo…
Desde 1984 trabalha para a revista Time. Esteve associado à Blackstar e, entre 1980 e 1985, fez parte da agência Magnum de 1986 a 2001 e foi um dos fundadores da agência de fotografia VII.
Ao longo da sua carreira recebeu diversos prémios, nomeadamente o World Press Photo Award (duas vezes), o Magazine Photographer of the Year (sete vezes), o International Center of Photography Infinity Award (três vezes) e o Leica Award (duas vezes).

Iraque, 2003. James Nachtwey

Ruanda, 1994, James Nachtwey

Afeganistão, 1996, James Nachtwey

http://www.jamesnachtwey.com/

Sem comentários: