quarta-feira, 9 de julho de 2008

Robert Capa (1913-1954)

Robert Capa é considerado um dos melhores fotógrafos de guerra do século XX. O seu talento para transmitir de forma penetrante os sentimentos e o sofrimento das pessoas na guerra contribuiu para o seu sucesso internacional. Com o lema "se as nossas fotos não forem suficientemente boas, é porque não se está suficientemente perto", deslocou-se às mais remotas zonas de conflito.

André Friedman, conhecido por Robert Capa, nasceu em Budapeste a 22 de Outubro de 1913. Estudou Ciências Políticas na Universidade de Berlim no início da décade de 30, altura em que começou a tirar as suas primeiras fotografias. Com a ascensão de Hitler, em 1933, emigrou para Paris, onde começou a trabalhar como fotógrafo independente.
Os seus primeiros trabalhos como fotojornalista surgiram na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Nesse conflito foi registada uma das suas fotografias mais polémicas e discutidas, a imagem de um soldado no momento da morte.

Guerra Civil Espanhola, Robert Capa, 1936
Em 1947 fundou a agência fotográfica Magnum, em conjunto com o polaco David Seymour, o francês Henri Cartier-Bresson e o americano Willian Vandivert. Para além da Magnum, trabalhou ainda nas revistas Picture Post, Collier's Weekly e Life.
No dia 25 de Maio de 1954 foi fatalmente atingido por uma mina, em Indochina, quando cobria a Guerra do Vietname.
Algumas das fotografias mais conhecidas de Robert Capa

Omaha Beach, Robert Capa, 1944

II Guerra Mundial, Tunísia, Robert Capa, 1943

Sem comentários: