Tina Modotti foi uma das grandes personalidades nos cenários artístico e político nas décadas de 20 e 30. Actriz, revolucionária e fotógrafa, Assunta Adelaide Luigia Modotti, conhecida por Tina Modotti, nasceu a 17 de Agosto de 1986 em Udine, Itália.
Em 1973 emigra para os Estados Unidos, onde se inicia no mundo da representação, com diversas aparições em peças teatrais. Durante a sua estadia em território estudianense conhece o fotógrafo Edward Weston, com quem se viria a relacionar sentimentalmente e a realizar muitos dos seus trabalhos. Com Weston Tina aprendeu a fotografar e a desenvolver as suas técnicas por detrás da objectiva.
Em meados da década de 20 Tina teve o seu primeiro contacto com o mundo da política, tornando-se activista do Partido Comunista alguns anos mais tarde.
Em 1923, acompanhada de Weston, viajou para o México, país onde fervilhavam as ideias revolucionárias. Com Weston realizou a sua primeira exposição em 1924, Altars. É no México que começa a participar em actividades do Partido Comunista e, a retratar as desigualdades sociais.
Na década de 30, durante o período de exílio na Europa, abandona progressivamente a sua carreira artística para se dedicar à política. Envolve-se na Guerra Civil Espanhola, acolhe refugiados políticos e torna-se militante do Socorro Vermelho Internacional.
Em 1939, Tina Modotti regressa ao México, onde viria a falecer três anos depois.
Tina, Tacubaya ,foto de Edward Weston, 1923
Tina Modotti nació en Udine, Italia, el 17 de agosto de 1896. A los 17 años emigró a Estados Unidos con su familia, donde empezó a trabajar como actriz.
En 1921 conoció el fotógrafo Edgard Weston. Después se trasladó a México, donde se hizo miembro del Partido Comunista en 1927.
En 1930, acusada de conspirar para asesinar el presidente mexicano, fue expulsa del país. Después se trasladó a Europa, donde participó en el Socorro Rojo Internacional en la Unión Soviética y, durante la Guerra Civil de 1936 en España se alistó en el Quinto Regimiento.
En 1939 ella regresa a México, donde continúa su actividad política. Tina Modotti murió el 5 de enero de 1942.
Diego Rivera and Frida Kahlo in the May Day, 1929, Tina Modotti
Muchacho with Sombrero, 1927, Tina Modotti
Sem comentários:
Enviar um comentário