segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cindy Sherman (1954 -)

Auto-retratos em cenários cuidadosamente preparados, em que pousa de actriz de cinema em vários estilos estereótipados de mulher, inspirados em Hollywood, ou representações mórbidas e monstruosas saídas de filmes de terror, assim são as fotografias de Cindy Sherman, uma das figuras femininas mais conhecidas da arte moderna.
Fotógrafa e realizadora, Cindy Sherman nasceu em 1954, em New Jersey, nos Estados Unidos. Entre 1972 e 1976 estudou pintura no Buffalo State College. È através da sua professora de fotografia que tem o primeiro contacto com as objectivas.
Em 1977 começa a fotografar, produzindo uma série de imagens a preto e branco, intituladas Untiled Film Still, em que utiliza o seu corpo para narrar histórias a partir de clichés e estereótipos do universo feminino da classe média norte-americana nos anos 50. Alguns anos mais tarde os seus trabalhos assumiram características violentas e mórbidas, inspiradas em filmes de terror.
Nas décadas de 80 e 90 trabalhou em diversas campanhas publicitárias para designers de moda, como Jean Paul Gualtier. Em 1997 realizou o seu primeiro filme Office Killer e, recentemente foi-lhe atribuída uma bolsa pela MacArthur Foundation.
Alguns dos seus trabalhos fazem parte das colecções da Tate Gallery, em Londres, da Corcoran Gallery, em Washington e dos museus nova iorquinos MOMA, Retropolitan e Brooklyn.
Trabalhos da fotógrafa estudianense Cindy Sherman:

Cindy Sherman, 1984


Cindy Sherman, 1878


Cindy Sherman, 1954

Sem comentários: