sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Richard Avedon (1923-2004)

Foi na fotografia de moda que o fotógrafo estudianense Richard Avedon ficou conhecido. Avedon gostava de planejar as suas imagens, tanto que costumava desenha-las antes de as realizar. Em estúdio, em diferentes densidades a preto e branco, produzia fotografias de moda e retratos de celebridades e anónimos.
Para além da moda também documentou importantes acontecimentos do século XX, nomeadamente a queda do Muro de Berlim e as vítimas do Napalm, na Guerra do Vietname. Durante a sua carreira fotografou diversas personalidades do mundo artístico, social e político. Marilyn Monroe, Bob Dylan, Martin Luther King, Pablo Picasso e Charles Chaplin foram algumas das figures captadas pela sua objectiva.

Marilyn Monroe, New York City, May 6, 1957, Richard Avedon
Richard Avedon, filho do fotógrafo russo Jacob Israel Avedon, nasceu em Nova Iorque a 15 de Maio de 1923. Depois de cumprir o serviço militar, entre 1942 e 44, estudou Design na New School For Social Research, em Nova Iorque. Em 1945 tornou-se fotógrafo da Harper’s Bazaar e, até ao final da década realizou também trabalhos para a Theatre Arts e para a revista Vogue.

Durante a sua carreira lançou cinco livros de fotografia e uma autobiografia. Em 1958 em conjunto com o escritor Thuman Capote publicou o livro Observations e, poucos anos depois, Nothing Personal, com textos de James Baldwin. Em 1985 edita In the American West, seguido de Evidence, em 1994, e de Avedon: The Sixties, no final da década de 90.
Avedon recebeu diversos prémios, entre eles, o Melhor Livro de Fotografia do Ano atribuído pela Biblioteque Nacional, em 1993 e, do 150º Aniversário da Royal Photografic Society, em 2003.
Em 1958 Richard Avedon foi considerado pela Popular Photography um dos 10 melhores fotógrafos do mundo. Avedon faleceu a 1 de Outubro de 2004.

Fotografias de Richard Avedon:


Ara Gallant, Studio de Paris, 1968, Richard Avedon


Dovima with the Elephants, Cirque d'Hiver, Paris, August 1955, Richard Avedon

Nastassia Kinski, Richard Avedon

Sem comentários: