sábado, 26 de julho de 2008

Cristina Garcia Rodero (1949 - )

Cristina Garcia Rodero é dona de uma vasta obra sobre rituais ligados a crenças religiosas e pagãs. As suas obras reflectem as diferentes formas de culto e manifestações de fé.
Cristina Rodero nasceu em Puertollano, Espanha, a 14 de Outubro de 1949. Em 1973, após concluir a licenciatura em pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, inicia a actividade como fotógrafa. Simultaneamente é professora de desenho na Escola de Artes Aplicadas e Ofícios Artísticos de Madrid, desde 1974 e, a partir de 1983, é professora de fotografia na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.

As suas fotografias foram premiadas em diversos festivais. Em 1985 venceu o prémio Planeta de Fotografia; em 1988 o prémio Mejor Fotógrafo del Anõ, concedido pela revista Foto Professional de Madrid, obtendo o mesmo reconhecimento nos anos de 1989 e 1991; em 1989 o prémio Eugene Smith em Fotografia Humanista, em Nova Iorque; em 1993 o primeiro prémio da Fundação World Press Photo na Categoria de Arte; em 1995 o prémio Kaulak de Fotografia e em 1996 o prémio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura em Madrid.
Rodero realizou ao longo da sua carreira diversas exposições individuais e colectivas e publicou vários livros de fotografia. A sua exposição mais recente esteve no PhotoEspanhã, em Madrid, onde mostrou o mundo mágico-religioso da veneração a Maria Lionza na Montanha da Sorte na Venezuela.

Algumas fotografias de Cristina Rodero:

Cristina García Rodero, Rituales en Haiti

Cristina Garcia Rodero, Itália, 2000

Sem comentários: