sexta-feira, 27 de março de 2009

Xiao

A empresa japonesa Takara Tomy lançou a primeira câmara digital instantânea, a Xiao. Trata-se de uma máquina fotografia com uma impressora incluída, que permite imprimir no momento 20 fotos de cada vez.
A Xiao, que significa pequena em japonês, pesa 294 gramas, tem cinco megapixels e 16 MB de memória. A câmara digital já está disponível no Japão.

Foto:DR

Explosão de cores

O fotógrafo Alan Sailer realizou uma série de imagens que retratam o momento exacto em que uma bala acerta em objectos. Para tal, escolheu diversos itens, a maioria pequenos, como frutas, enfeites de natal e lápis de cera.
O artista plástico fez ajustes no flash e no obturador da máquina fotográfica, uma Nikon D40, para capturar o efeito provocado pelo impacto dos tiros disparados de uma espingarda de ar comprimido, reduzindo o tempo de exposição de um milésimo para um milionésimo de segundo.

Alan Sailer

Alan Sailer

Alan Sailer

Alan Sailer

Alan Sailer

quarta-feira, 25 de março de 2009

Félix Nadar (1820 – 1910)

Félix Nadar foi um pioneiro na história da fotografia. Tornou-se no primeiro fotógrafo a realizar fotografia aérea, a utilizar iluminação artificial e a produzir entrevistas fotográficas.
Gaspard-Félix Tournachon, conhecido por Félix Nadar, nasceu a 5 de Abril de 1820 em França. Estudou medicina em Lyon e escreveu para jornais. Em 1842 foi viver para Paris, onde começou por vender caricaturas para publicações humorísticas, entre elas, Le Charivari, Revue Comique e Petit Pour Rire.
Em 1883 realizou as primeiras fotografias, abrindo um estúdio e, em 1858, tornou-se na primeira pessoa a tirar fotografias aéreas, ao sobrevoar num balão de ar quente.
Em 1874 emprestou o seu estúdio para a realização da primeira exposição de pintura dos Impressionistas, onde se destacaram artistas como Monet e Renoir.
Em 1886 foi autor da primeira entrevista fotográfica ao químico Michael Eugéne Chevreul.
Félix Nadar faleceu a 21 de Março de 1910.

Uma imagem, uma história

Na madrugada de 18 de Abril de 1906, um sismo, de magnitude de 7,8 na escala Richter, destruiu a cidade de São Francisco, matando mais de três mil pessoas. O fotógrafo Arnold Genthe, que tinha assistido ao terramoto do seu estúdio, registou com uma câmara emprestada duas mulheres a pousar para a fotografia indiferentes à catástrofe. A foto foi publicada no jornal San Francisco Examiner.

18 de Abril 1906, São Francisco, E.U.A, Arnold Genthe

terça-feira, 24 de março de 2009

Na onda do surf

O fotógrafo norte-americano Clark Little tem-se dedicado a registar imagens de surf. Tendo como cenário as praias havaianas, produz fotografias de surfistas e ondas, dentro e fora de água.

Clark Little

Clark Little

Clark Little

Ian Berry (1934 - )

Ian Berry ficou conhecido por documentar, durante mais de 50 anos, os acontecimentos políticos e sociais da África do Sul.
Ian Berry nasceu em 1934 em Lancashire, Reino Unido. Aos 17 anos mudou-se para África do Sul, onde começou a trabalhar como fotógrafo para a Rand Daily y Mail e, mais tarde, para a revista Drum. Enquanto repórter fotográfico da Drum documentou o massacre de Sharpeville, onde morreram dezenas de pessoas.
Em 1962, depois de se mudar para Paris, convidado por Henri Cartier-Bresson, torna-se membro da agência Magnum. Dois anos mais tarde, ingressa na redacção do Observer Magazine, em Londres.
Ao longo da sua carreira Berry registou os mais importantes acontecimentos sociais e políticos em todo o mundo. Captou a invasão da Checoslováquia, a fome na Etiópia, os conflitos em Israel e Vietname.
As suas fotos foram publicadas nas melhores publicações internacionais, como a Paris Match, National Geographic, Life, Esquire e Newsweek.
Ao longo da sua carreira foi distinguido com diversos prémios, destacando-se o Nikon Photographer of the Year, o Picture of the Year da National Press Photographers of América e o British Press Magazine Photographer of the Year.

S África, 1985, Ian Berry, Magnum Photos

Calcutta, India, 1993, Ian Berry, Magnum Photos

domingo, 22 de março de 2009

Big Huge Labs

O Big Huge Labs é um site que permite criar diversas funcionalidades através de fotografias. Construir calendários, puzzles, posters ou álbuns são algumas das opções disponíveis.

http://bighugelabs.com/flickr/

sexta-feira, 20 de março de 2009

Josef Koudelka (1938 - )

Josef Koudelka nasceu a 10 de Janeiro de 1938 em Boskovice, Checoslováquia. Estudou Engenharia aeronáutica na Universidade Técnica de Praga no final dos anos 1950. Na década de 1960 começa a dedicar-se exclusivamente à fotografia, registando a comunidade cigana, as festas religiosas e os espectáculos teatrais de vanguarda.
Em 1968 documentou os acontecimentos do Pacto de Varsóvia em Praga. Dois anos depois, parte para o exílio em Inglaterra. Em 1971 torna-se membro da agência Magnum.
Ao longo da sua carreira Koudelka foi distinguido com diversos prémios, entre eles, Premio Nadar, em 1974, Grand Prix National, em 1987 e o Grande Premio Internacional Henri Cartier-Bresson, em 1991.

Praga, Checoslováquia, 1968, Josef Koudelka

Olhares em exposição no CPF

O Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, vai inaugurar amanhã, às 16 horas, a exposição Olhares. As fotografias apresentadas resultam de uma selecção das 95 imagens do livro Olhares, editado 5 anos depois da criação da comunidade online de fotografia. Os trabalhos podem ser vistos até ao dia 26 de Abril.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Semi-nuas por New York

O fotógrafo norte-americano Jordan Matter retratou, durante seis anos, mulheres de seios à mostra a passear por Nova Iorque. As 100 voluntariadas, de todas as idades, profissões e estratos sociais, pousaram de uma forma descontraída, sem qualquer vergonha ou preconceito. O trabalho, intitulado Uncovered, deu origem a um livro, com fotografias de mais de 80 mulheres.

Jordan Matter, Uncovered

Jordan Matter, Uncovered

http://www.jordanmatter.com/

Sony World Photography Awards anuncia vencedores

Os vencedores do Sony World Photography Awards 2009 já foram anunciados. Os prémios serão entregues durante a cerimónia no Palais des Festivals em Cannes no dia 16 de Abril. A maior premiação do concurso, o L'Iris d'or, fotógrafo do ano, só será conhecida durante a entregua dos galardões.
No Sony World Photography Awards 2009 concorreram 36.546 fotógrafos profissionais e 25.370 fotógrafos amadores, de 139 países.
As imagens vencedoras podem ser vistas em:

segunda-feira, 16 de março de 2009

Guerra do Vietname

Vietnam, 1 de Fevereiro de 1968, Eddie Adams

Vietnam, 1966, Larry Burrows

Vietnam, 1968, Philip Jones Griffiths

Vietnam, 8 de Junho de 1972, Nic Ut

Nikon em versão interactiva

A Nikon decidiu contar a história do seu percurso em versão interactiva. No site da fabricante de material fotográfico é possível consultar a origem e a evolução da marca de uma forma original e dinâmica.

Festimage 2009

A Câmara Municipal de Chaves está a organizar a 4ª edição do Festimage, Festival Internacional de Imagem. Podem concorrer todos os fotógrafos ou criadores de arte digital residentes em Portugal ou no estrangeiro. Cada participante deve submeter no máximo um trabalho, de tema livre, em formato JPEG, entre os dias 14 de Abril e 20 de Maio.
As 50 obras finalistas serão conhecidas a 28 de Maio. Os vencedores serão anunciados a 23 de Junho.
Para mais informações: http://www.festimage.org/

sábado, 14 de março de 2009

Pierre Verger (1902 – 1996)

Pierre Verger documentou durante vários anos a cultura afro-brasileira, os seus povos, costumes, tradições e religiões.
Pierre Verger nasceu em Paris a 4 de Novembro de 1902. Aos 30 anos, acompanhado de uma Rolleifleix, viajou pelos quatro continentes, registando povos e civilizações. Durante esse período, sobreviveu exclusivamente da fotografia, vendendo os seus trabalhos a jornais e revistas, como a Daily Mirror e a Life, a agências de imagens e a centros de pesquisa.
Em 1946, fixou-se na cidade Salvador, Bahia, Brasil, onde começou a documentar a diáspora africana, o tráfico de escravos, as religiões afro-derivadas e os seus fluxos culturais. Os seus trabalhos em território brasileiro valeram-lhe o título de Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris e o de Babalaô pelo Candomblé.
Em 1988 criou a Fundação Pierre Verger, com cerca de 60 mil negativos das suas obras, a qual presidiu.
Pierre Verger faleceu a 11 de Fevereiro de 1996.

Bahia, Brasil, Pierre Verger

http://www.pierreverger.org/

Uma imagem, uma história

Em Fevereiro de 1991, durante a Guerra do Golfo, o fotógrafo David Turnley registou uma das imagens mais marcantes do conflito. Turnly captou o momento em que o soldado norte-americano Ken Kozakiewicz descobre que o saco que tem ao seu lado contém o corpo do seu melhor amigo, morto por engano pelas forças armadas dos Estados Unidos.
A foto registada na cidade iraquiana de Nasiriya, foi vencedora do World Press Photo de 1991.

Iraq, February 1991, David Turnley, World Press Photo 1991

Brincar com o Photoshop

O fotógrafo belga Christophe Gilbert é um mestre no Photoshop. Com uma grande imaginação e criatividade, cria imagens impressionantes, dotadas de cenários irreais e cores perfeitas.

Christophe Gilbert

Christophe Gilbert

Christophe Gilbert

sexta-feira, 13 de março de 2009

II Bienal de Fotografia de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra, com o objectivo de reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, vai promover a II Bienal de Fotografia, que se realizará na Quinta Nova da Assunção, em Belas.
Todos os fotógrafos amadores e profissionais, com mais de 18 anos, residentes em Portugal, podem concorrer com o máximo de duas imagens inéditas, a cores ou a preto e branco, no formato 30X40 cm. Os temas e as técnicas utilizados para a realização das obras são livres.
Os trabalhos devem ser entregues de 23 de Março a 3 de Abril na DACT - Núcleo de Galerias e Artes Plásticas, em Sintra.
Para mais informações:

Picitup

O Picitup é um software online que possibilita ao utilizador encontrar imagens na Internet. Semelhante ao Google Images, destingue-se deste por permitir pesquisar fotos idênticas às achadas, através da opção Similar Pictures.

http://www.picitup.com/picitup/

Mary Ellen Mark (1940 - )

Mary Ellen Mark especializou-se na fotografia de documentário. Ao longo da sua carreira retratou os chamados "excluídos da sociedade": pobres, prostitutas, drogados, artistas de circo... Um dos seus trabalhos mais conhecidos foi produzido na Índia, onde mostrou a dura realidade em que vive a população nos grandes centros urbanos.
Mary Mark nasceu na Filadélfia, E.U.A, em 1940. Começou a interessar-se pela fotografia ainda em criança. Mais tarde, estudou Arte e Fotojornalismo. As suas primeiras fotografias foram realizadas em meados da década de 1960, na Turquia, enquanto frequentava a Fulbright Fellowship.
Trabalhou na Agência Magnum de 1977 a 1982. Publicou ainda imagens nas revistas Rolling Stone e Vanity Fair e no jornal The New Yorker.

The Damm Family in Their Car, Los Angeles, CA, 1987, Mary Ellen Mark

Amanda and Her Cousin Amy, Valdese, North Carolina, 1990, Mary Ellen Mark

http://www.maryellenmark.com/

O terror humurístico de Stefan Heilemann

A obra do fotógrafo e designer alemão Stefan Heilemann é caracterizada por uma mistura de terror com comédia. As imagens bizarras, que à partida parecem assustadoras, tornam-se divertidas e hilariantes.

Stefan Heilemann

Stefan Heilemann


http://www.heilemania.de/

quarta-feira, 4 de março de 2009

POYi anuncia vencedores

Já foram revelados os vencedores do Pictures of the Year International (POYi), organizados pelo Donald W. Reynolds Journalism Institute, da Missouri School of Journalism, dos EUA.
Na 66ª edição, Emilio Morenatti, da Associated Press, venceu na categoria Newspaper Photographer of the Year, com uma imagem que retrata um advogado paquistanês a fugir de uma baforada de gás lacrimogénio libertado por policiais durante um prostesto em Islamabad, no Paquistão.
Uriel Sinai, da Getty Images, foi reconhecido com o Magazine Photographer of the Year.

Running from Gas, Paquistão, March 2008, Emilio Morenatti, Associated Press

New York Photo Awards abre incrições

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do New York Photo Awards. Os trabalhos podem ser submetidos até ao dia 1 de Maio. Os vencedores serão conhecidos em Maio no Festival NYPH’09.
Para mais informações:
http://www.nyphotofestival.com/site/?page_id=128

domingo, 1 de março de 2009

Calendário Água das Pedras 2009

Depois da Pirelli e da Lavazza chegou a vez da Água das Pedras apostar em fotógrafos de renome para compor um calendário anual. Ao longo do ano, de dois em dois meses, serão apresentadas no site da empresa de água, de origem portuguesa, seis imagens, uma por bimestre.
Realizadas pelos fotógrafos Kenton Thatcher, Alexandre Koch e Sérgio Matos e encenadas por modelos femininos da agência Loft, as fotos concretizam os valores da Água das Pedras em ccenário idílicos.
Nos meses de Janeiro e Fevereiro a produção ficou a cargo de Kenton Thatcher, tendo como protagonista Tânia Leiria. Alexandre Koch é responsável por Março e Abril, numa interpretação da modelo internacional Erika Oliveira.

Tânia Leiria, Kenton Thatcher, Água das Pedras, Janeiro/Fevereiro 2009

Erika Oliveira, Alexandre Koch, àgua das Pedras, Março/Abril 2009

Poladroid

No site Poladroid é possível criar imagens com efeitos das antigas fotografias de revelação Polaroid. Para tal, é só necessário fazer o download do software.

Drop Dead Gorgeous

Na série de fotos Drop Dead Gorgeous, a fotógrafa mexicana Daniela Edburg, retrata mulheres bonitas assassinadas pelas produtos de consumo. Donas de casa que morrem enquanto fazem bolos ou utilizam o champõ no banho são alguns dos exemplos.

Drop Dead Gorgeous, Daniela Edburg

Drop Dead Gorgeous, Daniela Edburg

Drop Dead Gorgeous, Daniela Edburg

Drop Dead Gorgeous, Daniela Edburg